AREANATejo

A AREANATejo é a Agência Regional de Energia e Ambiente da sub-região Alto Alentejo, Portugal. A nossa área geográfica abrange 15 concelhos pertencentes ao Distrito de Portalegre, uma região com um total de cerca de 118.000 habitantes e uma área média de 6.000 km2. Sedeada na capital de Distrito (Portalegre), a AREANATejo tem por missão contribuir para a eficiência energética e para o melhor aproveitamento dos recursos energéticos endógenos.

No Projeto EUROPA, em concreto, está encarregue do desenvolvimento e coordenação da «One-Stop-Shop» (Balcão Único), com o objetivo principal de acompanhar o processo de tomada de decisão dos proprietários dos imóveis e investidores privados desde o início do processo até à implementação dos investimentos e verificação da garantia de desempenho, de forma a produzir impactos concretos na poupança de energia, na produção de FER e na redução das emissões de CO2.

Em Portugal (região piloto «Alto Alentejo»), podemos apontar o seguinte público-alvo do projeto, dentro do setor residencial: 1) Municípios (responsáveis por habitação social), 2) Gestores de condomínios, 3) Entidades locais e regionais; e 4) Proprietários de imóveis destinados a habitação.

Em termos de características dos edifícios habitacionais a envolver, destacam-se as seguintes: edifícios uni ou multifamiliares que apresentem necessidades de correção de patologias, potencial de melhoria dos índices de conforto e de eficiência energética, ou cujos proprietários manifestem vontade de promover uma remodelação profunda nos mesmos.

AREANATejo

Sala 2.7 do BioBIP –
Bioenergy and Business Incubator of Portalegre
(Campus Politécnico de Portalegre, n.º 10). 7300 – 555 Portalegre (PORTUGAL)

Contacte-nos.

info@areanatejo.pt
+351 245 309 084
www.areanatejo.pt